Qual a importância da suplementação alimentar animal?
O objetivo primordial de qualquer forma de suplementação é garantir o fornecimento adequado de nutrientes para atender às necessidades dos ruminantes, que se baseiam principalmente em alimentos volumosos, como pastagens, capineiras, cana-de-açúcar e silagens. A disponibilidade e qualidade desses alimentos variam ao longo do ano. Portanto, a escolha de utilizar sal mineral ou suplementos proteicos visa preencher possíveis déficits de nutrientes, garantindo que os animais possam manter suas funções apropriadas em pleno funcionamento e ao mesmo tempo, melhorando seu desempenho.
Ao optar pelo uso de sal mineral, suplementos proteicos energéticos ou mineral ureado, é crucial que esses produtos atendam aos níveis de garantia necessários. Quando consumidos conforme as quantidades previstas, considerando o tipo de alimento volumoso disponível, eles devem suprir a demanda complementar na dieta dos animais.
Qual a diferença entre sal comum e sal mineral?
O sal comum, também utilizado para fornecer o sódio, estimula e limita consumo. O Sal mineral, além do sal comum (cloreto de sódio), possui em sua composição macro e micro elementos fundamentais para a nutrição balanceada.
Qual a diferença entre sal mineral e sal proteinado?
Sal Ureado (Sal mineral + ureia) para período seco.
Proteinado Seca (Alto teor de proteína) para período seco.
Proteinado energético para período chuvoso.
Proteinado de Transição = entre o período chuvoso e seco.
Quais os tipos de suplementos proteinados existem?
Sal Ureado (Sal mineral + ureia) para período seco.
Proteinado Seca (Alto teor de proteína) para período seco.
Proteinado energético para período chuvoso.
Proteinado de Transição = entre o período chuvoso e seco.
A partir de qual idade pode usar PROTEINADO COM UREIA?
Ideal após de 6 meses de idade. Porém, no campo animais mais novos (geralmente a partir de 90 dias) acabam ingerindo o produto juntamente com a mãe. A ureia somente terá função com o rúmen já desenvolvido e o animal estar ruminando.
Como oferecer produto com UREIA para bezerros?
Deverá fazer adaptação da mesma forma que é feita para os animais adultos que não estavam recebendo suplementação com uréia. Se for utilizar Protéico Energético ou Proteinado, na primeira semana fornecer produto meio a meio com sal comum. E a partir da segunda semana, fornecer o produto puro à vontade.
Animais debilitados podem receber produtos ureados?
Não, devem ser tratados antes para recuperar a condição corporal, buscar fonte de proteínas verdadeiras e depois ir introduzindo a ureia de forma gradativa, para os animais se adaptarem.
Equinos pode comer produtos com uréia ou monensina?
Não. Podem causar intoxicação e ser fatal a eles.
Qual produto indicado para gado misturado?
Quando o gado não é separado por categoria, temos sempre que buscar um produto que atenda a categoria de maior exigência dentro daquele rebanho; por exemplo: recria e bois de engorda, podemos pensar no FLENDS 60; tem animais em reprodução, vaca em lactação, cria e recria, então pode ser o FLENDS 80+30; sempre visando a categoria de maior exigência nutricional.
Comprei sal mineral para mistura e a indicação é 1:1. Posso colocar 2 partes de sal comum para uma parte de suplemento?
Não, pois além do produto ficar fraco e não atender as necessidades nutricionais dos animais, o excesso de sal comum inibe o consumo do produto. Ou seja, deve-se seguir sempre a orientação do fabricante.
Qual produto é melhor: Pronto uso ou para mistura?
Não existe melhor ou pior, depende do tipo de solo da região, da época do ano e a qualidade do pasto, do manejo na fazenda.
Fornecer FLENDS BABY para bezerros (nascimento ao desmame) é vantajoso?
Sim. Reforça a alimentação da cria; objetiva-se ter um maior peso ao desmame através do aumento do ganho de peso dos bezerros (as); reduz o tempo da futura recria e engorda, tornando mais eficaz o sistema; proporciona correções nas deficiências nutritivas do leite da matriz e do volumoso disponível durante a amamentação.
Qual a diferença entre PROTEINADO DAS ÁGUAS E PROTEINADO DA SECA?
O objetivo do PROTEINADO DA SECA é manutenção de peso do animal, uma vez que o pasto não estará em sua melhor fase, ajustando na digestão do da fibra seca e aproveitando ao máximo seu nutrientes.
O objetivo do PROTEINADO DAS ÁGUAS é ganho de peso do animal, uma vez que o pasto bom será também consumido. OBS: O produto não pode empoçar no cocho. Ideal cocho coberto ou com furos de modo que evite acúmulo de água.
O que serve para o gado do meu vizinho serve também para o meu?
Nem sempre. Depende do tipo de gado, do manejo da fazenda e do objetivo financeiro do produtor rural.
O que define qual produto devo comprar?
Genética do animal; solo da propriedade; pastagem; clima; tipo de manejo e objetivo financeiro do produtor.
Qual a importância da visita técnica?
Avaliar a realidade de cada fazenda e o objetivo do produtor e assim orientá-lo para obter maior produtividade lucratividade, indicando produtos que ofereçam melhor custo x benefício.
Por que no rótulo vem como CONSUMO PREVISTO?
Porque varia de acordo com o gado (raça, condições de saúde), o estado da pastagem, não sendo possível precisar exatamente esta quantidade.
Meu gado come ração. Preciso fornecer sal mineral?
Sim. O uso da ração não anula o uso do sal mineral na alimentação adequada dos animais.